Como Participar

Saiba como participar das Exposições Gerais e Especializadas da raça Rottweiler

Como Funciona a Exposição da Apro

Para participar de nossas exposições o cão tem que ter no mínimo seis meses completos no dia da realização da exposição e ser registrado no sistema CBKC / FCI.

Em nossas exposições os cães são divididos primeiro por sexo, Fêmeas e Machos, depois por idade, e por último por títulos de beleza já obtidos em exposições do sistema CBKC / FCI, as classes são as seguintes:

– Filhote: cães de 6 meses e um dia a 9 meses, competem ao Certificado de Campeã Filhote (CCF);
– Classe Jovem A: cães de 9 meses e um dia a 12 meses, competem pelo Certificado de Campeão Jovem (CCJ);
– Classe Jovem B: cães de 12 meses e um dia a 15 meses competem ao título de Campeão Jovem, os vencedores das classes Jovens A e B disputarão o CCJ e o vencedor participará da disputa de Melhor Macho ou Fêmea;
– Classe Aberta A: cães de 15 meses e um dia a 18 meses, exceto os cães com título de Campeão Brasileiro ou Grande Campeão.
– Classe Aberta B: cães de 18 meses e um dia a 24 meses, exceto os cães com título de Campeão Brasileiro ou Grande Campeão.
– Classe Aberta C: cães a partir de 24 meses e um dia, exceto os cães com título de Campeão Brasileiro ou Grande Campeão.
– Classe Trabalho: cães com mais de 15 meses portadores de certificado de cão de trabalho;

Obs:.   Os vencedores das classes Aberta A, B, C e Trabalho disputarão obrigatoriamente o CAC, sendo que apenas o vencedor participará da disputa de Melhor Macho ou Melhor Fêmea;

– Classe Campeonato: cães portadores do título de Campeão Brasileiro;
– Classe Grande Campeonato: cães portadores do título de Grande Campeão Brasileiro;
– Classe Sieger (in), poderá participar dessa classe especial os cães que tenham obtido qualificação EXCELENTE e classificação de Melhor Macho ou Melhor Fêmea em exposição especializada da raça Rottweiler reconhecida pela CBKC.   Cães inscritos nesta classe não disputam CAC`s nem CGC’s.

Participam da disputa do Melhor do Sexo:

– O vencedor da Classe Filhote;
– O vencedor do Melhor Jovem do Sexo – vindo da disputa entre o 1º Classe Jovem A e o 1º Classe Jovem B;
– o vencedor do CAC – vindo da disputa entre o 1º Classe Aberta A, 1º Classe Aberta B, 1º Classe Aberta C e o 1º Classe Trabalho;
– o vencedor da Classe Campeonato;
– o vencedor da Classe Grande Campeonato;
– o vencedor da Classe Sieger (in).

Serão escolhidos o Melhor do Sexo e o Reserva do Sexo (2º Melhor do Sexo).

Para a disputa do Melhor Absoluto da Exposição entrarão a Melhor Fêmea e o Melhor Macho, após a escolha do Melhor Absoluto será disputado o Reserva do Absoluto entre o Melhor do sexo oposto ao vencedor e o Reserva do sexo vencedor.

Siglas e Títulos

– CCF – Certificado de Campeão Filhote, poderá homologar esse título o cão que tiver obtido três CCF’s, concedidos por três árbitros diferentes;
– CCJ – Certificado de Campeão Jovem, poderá homologar esse título o cão que tiver obtido quatro CCJ’s, concedidos por quatro árbitros diferentes;
– CAC – Certificado de Aptidão ao Campeonato, poderá homologar esse título o cão que tiver obtido:
– Sete CAC’s para machos e um Melhor de Raça;
– Cinco CAC’s para fêmeas e um Melhor de Raça.
– Caso o cão não consiga o “Melhor de Raça” o cão deverá obter o dobro de CAC’s, ou seja, quatorze CAC’s para macho e dez CAC’s para fêmea.
– CGC – Certificado de Aptidão ao Grande Campeonato, ao CGC o árbitro atribui uma pontuação de 5 pontos, 4 pontos, 3 pontos, 2 pontos ou 1 ponto. Poderá homologar esse título o cão que tiver obtido:
– 70 pontos em CGC’s para machos, acompanhados por dois “Melhor de Raça”, sob o julgamento de dois árbitros diferentes;
– 50 pontos em CGC’s para fêmeas, acompanhados por dois “Melhor de Raça”, sob o julgamento de dois árbitros diferentes.
– Caso o cão não consiga os dois “Melhor de Raça” deverá obter o dobro de pontos necessários.

Observação: os certificados de aptidão a títulos promocionais apenas serão outorgados à cães que obtiverem a qualificação EXCELENTE.

O árbitro fará súmulas coma descrição por escrito de todos os cães das classes Filhote, Jovem A e B, Aberta A, B e C e classe Trabalho. As classes Campeonato, Grande Campeonato e Sieger (in) terão súmulas por escrito apenas se o proprietário solicitar para a Secretaria antes do julgamento da classe de seu cão.

As súmulas de todos os cães são elaboradas em duas vias e a primeira via fica à disposição do proprietário do cão após o julgamento da classe, assim que a superintendência liberar as mesmas para a secretaria do evento.

Títulos APRO

Para requerer qualquer título na APRO:

Para se homologar qualquer um dos títulos da APRO, o cão  precisa ser de propriedade de  membro do quadro de sócios da APRO, residentes ou não no Estado de São Paulo, e quites com a tesouraria do Clube.

Requisitos para se obter o Titulo de Baby Sieger e Baby Siegerin:
– Melhor Fêmea ou Macho até 9 Meses;

Requisitos para se obter o Titulo de Jovem Sieger e Jovem Siegerin:
– Melhor Fêmea ou Macho de 9 meses e 1 dia até 15 Meses;

Requisitos para obter o Titulo de Sieger ou Siegerin:
– Qualificação Excelente;
– Idade superior a 15 meses;
– Obter Melhor Macho ou Melhor Fêmea em exposição da APRO.

Autora: Cristiane Dalle Molle
Secretária da Associação Paulista do Rottweiler – APRO