Coloração dos Olhos

Coloração dos Olhos

Com origem na Alemanha, uma tabela muito interessante foi criada com o objetivo de selecionar cães, baseado na teoria de que há ligação entre a coloração dos olhos e o caráter dos cães, onde cães com os olhos claros são considerados com desvio de caráter.
Atualmente esta tabela é utilizada por mestres de criação da ADRK, juízes e criadores por todo o mundo na avaliação e julgamento dos cães.
A cor dos olhos é um fator importante na aparência do Rottweilers, uma vez que quanto mais escuros eles aumentam a expressão de coragem do Rottweiler.
A busca por inserir cães na criação com olhos mais próximos de 1A é infindável.
Agora, se tudo isso é teoria ou não uma coisa é certa, esteticamente Rottweilers com olhos mais próximos de 1A são muito mais bonitos e imponentes. E outro ponto importante é que os olhos amarelados ou amarelos são considerados falta desqualificante em uma criação.

Algumas fontes dizem que na criação alemã, mais de 40% dos cães possuem olhos de cor 2A, outros 45% possuem olhos de cor 1B ou 2B e uma minoria (menos de 5%) possuem olhos de cor 1A ou 3A. O importante é buscar uma uniformidade, sempre com olhos os mais escuros possíveis e é importante saber que filhotes de pais com olhos claros jamais terão olhos escuros.

A tabela é classificada de 1A até 6, sendo a sequencia a seguinte:
1A e 1B
2A e 2B
3A e 3B
4A e 4B
5 e 6

Onde:
1A – 3A – Normal
3B – 4A – Aprovado com reservas
4B – 6 – Desqualificante

Veja abaixo a tabela do cores de olhos oficial: