Corte de Cauda

Corte de Cauda

Que cortar a cauda é uma forma de mutilação ninguém tem duvida, certo? Errado!

Infelizmente ainda vemos muitas pessoas com a idéia fixa de estética o fato de cortar a cauda do Rottweiler e também de outras raças, mas o fato é que já existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV que contra indica o corte de cauda. A Resolução ainda proíbe o corte de orelha e a retirada cirúrgica de unhas. Acompanhe o texto publicado na Folha Online sobre o assunto: Resolução proíbe cirurgias estéticas em cães e gatos.

Rottweiler com cauda X Rottweiler sem cauda
Atualmente uma maneira simples de identificar um bom criador de um mau criador e verificando se os filhotes possuem cauda. Todos os criadores criteriosos já não cortam a cauda de filhotes há alguns anos, primeiramente devido à revisão do novo padrão da raça Rottweiler que estipula a cauda íntegra como fator imprescindível no julgamento do padrão.

Dica: Ao visitar um canil, não compre filhotes se os mesmos não possuírem suas caudas íntegras.

Mas afinal, qual a importância da cauda para os cães? Assim como nos demonstramos emoções sorrindo, batendo palmas, pulando os cães se utilizam da cauda para demonstrarem sua alegria, excitação ao ver seu dono chegar, ao brincar com uma bola, tudo isso abanando sua cauda, e sempre que tiramos uma parte de corpo que nos priva de realizar algo natural isso e considerado mutilação, assim como o corte de cauda priva o cão.

Em resumo, o padrão da raça diz que o Rottweiler possui cauda, então você pode concluir que se seu Rottweiler foi adquirido há algum tempo sem cauda, você tem um Rottweiler fora do padrão e infelizmente, mutilado.