PPA HD e ED

PPA HD e ED

Você sabe quais são as diferenças entre um cão com PPA APRO e um cão que não possui esta documentação? Você sabe quais as vantagens em adquirir um filhote vistoriado pela APRO?

Conheça um pouco mais sobre este trabalho de SELEÇÃO da raça Rottweiler que é feito. E leia as respostas às dúvidas mais frequentes sobre o PPA APRO e a vistoria de ninhada APRO!

O que é a APRO?

APRO é a Associação Paulista da raça Rottweiler e tem como responsabilidade difundir a raça Rottweiler, além de criar meios para que a mesma seja corretamente criada dentro de padrões rígidos de controle.

O que é PPA?

PPA significa “Permitido para Acasalamento” e é um certificado emitido pela APRO para os cães que foram SELECIONADOS para REPRODUÇÃO.

Um cão que recebe o Certificado de PPA APRO é submetido a quatro rigorosos exames de SELEÇÃO para que possa reproduzir.

Quais são os exames para a obtenção do PPA APRO?

Os quatro exames são:

1) Chapa de Displasia HD
Trata-se de um exame radiográfico das articulações coxo-femurais do cão, que é realizado por veterinários credenciados pela APRO e especialistas neste tipo de exame. Realiza-se a radiografia para detectar se o cão possui articulações normais ou dentro dos limites aceitáveis.

O ideal é que o cão apresente resultado “A”, ou seja, livre de sinais de displasia. Mas, para fins de reprodução, também são aceitos os cães com resultados “B” (leves sinais de displasia) e “C” (ainda permitido).

Cães que apresentem resultados “D” (displasia leve) e “E” (displasia severa) não podem ser utilizados para reprodução.

Alguns criadores já realizam também a radiografia de ED, que são os exames das articulações dos cotovelos do cão. O ideal é que sejam obtidos resultados “0”, “1” ou “2”.

2) Pré-Pista ou Medições
A Pré-Pista ou Medições são fundamentáis para que seja feita a SELEÇÃO para a reprodução somente dos cães que estejam dentro do PADRÃO DA RAÇA, principalmente nos critérios de ALTURA (minima e maxima para machos e fêmeas) e COR DE OLHOS, etc. Critérios estes que podem REPROVAR um cão se este for grande demais, pequeno demais ou apresente coloração de olhos fora do aceitável, ou seja, olhos claros demais.

3) Súmula
Nada melhor do que um juíz especializado da raça para examinar e descrever detalhadamente as características físicas do cão e verificar se o mesmo possui faltas desqualificantes, como por exemplo: falta de dentes, entrópio, ectrópio, criptorquismo, retrognatismo, prognatismo, etc.

A Súmula é extamente isso. Um documento descritivo do cão feito por um juíz especializado da raça em uma exposição Especializada. Nesta, o juíz irá relatar se a mordedura do cão é perfeita ou apresenta desvios, se o cão possue todos os dentes, se é um exemplar típico da raça, se apresente aprumos corretos, proporções corretas, se possui uma movimentação correta e fluente, enfim, uma súmula é uma certificação de que o cão é correto.

4) TI – Teste de Índole
Trata-se de um exame realizado por um juíz de trabalho (adestramento), no qual será avaliado o comportamento do cão e suas reações a tipos diferentes de situações que podem ocorrer no dia-a-dia em locais públicos.

Este exame simula essas situações cotidianas e tem como objetivo avaliar se o cão possui um temperamento equilibrado e característico da raça, não sendo apático, medroso ou agressivo em excesso.

Tudo isso para meu cão poder reproduzir? Dá muito trabalho!

Sim, pois trata-se de um processo que objetiva a SELEÇÃO de exemplares isentos de faltas desqualificantes e que mais se aproximem do padrão da raça, respectivamente exclui os exemplares com faltas desqualificantes e indesejáveis.

Meu cão é “Campeão e Grande Campeão”. Com isso, ele pode tirar o PPA da APRO?

Títulos de Beleza como “Campeão, Grande Campeão” etc, são títulos de estrutura e beleza e, portanto, servem somente para qualificar o cão a estes Títulos Promocionais. No entanto, não o qualificam para a obtenção do PPA. Somente os cães que realizam os quatro exames acima descritos é que podem obter o PPA.

CURIOSIDADE: Um cão que seja portador de Displasia Coxo-Femural, mas que não manifeste os sintomas da doença e participe de exposições gerais, pode obter os respectivos Títulos Promocionais de Campeão, Grande Campeão e Campeão Panamericano!