REGULAMENTO – RANKING ESTRUTURA E BELEZA APRO 2018 e TÍTULOS APRO

 

  1. Ranking Cães

    1.1. Participantes

Todos os cães de criação nacional ou estrangeira que cumprirem os seguintes requisitos:

– cães de propriedade de membros do quadro de sócios da APRO, residentes ou não no Estado de São Paulo e em dia com suas obrigações junto à Tesouraria;
– cães com idade a partir de 4 meses e 1 dia, até 15 meses, portadores de Pedigree CBKC ou reconhecidos por ela;
– Cães acima de 15 meses e um dia com o certificado de PPA (Permitido Para Acasalamento), ou ZTP.

1.2. Classes na exposição especializada da APRO e certificados promocionais concedidos:

– Inicial: cães de 4 meses e um dia a 6 meses, competem ao Certificado de Campeão Inicial (CCI);
– Filhote: cães de 6 meses e um dia a 9 meses, competem ao Certificado de Campeão Filhote (CCF);
– Classe Jovem A: cães de 9 meses e um dia a 13 meses, competem ao Certificado de Campeão Jovem (CCJ);
– Classe Jovem B: cães de 13 meses e um dia a 18 meses competem ao título de Campeão Jovem, os vencedores das classes Jovens A e B disputarão o CCJ e o vencedor participará da disputa de Melhor Macho ou Fêmea;
– Classe Intermediária: cães de 15 meses e um dia a 24 meses, exceto os cães com título de Campeão de Beleza e Grande Campeões;
– Classe Aberta: cães de 15 meses em diante, exceto os cães com título de Campeão de Beleza ou Grande Campeão.
– Classe Trabalho: cães com mais de 15 meses portadores de certificado de cão de trabalho (ou Carteira de Trabalho ou Pedigree com o Título de Trabalho registrado) , que deverá ser apresentado na hora da retirada do número no dia do evento;

Obs:.   Os vencedores das classes Intermediária, Aberta e Trabalho disputarão obrigatoriamente o CAC, sendo que apenas o vencedor dessa disputa participará da disputa de Melhor Macho ou Melhor Fêmea;

– Classe Campeonato: cães portadores do título de Campeão Brasileiro, que deverá ser apresentado na hora da retirada do número no dia do evento;
– Classe Grande Campeonato: cães portadores do título de Grande Campeão Brasileiro, que deverá ser apresentado na hora da retirada do número no dia do evento;
– Classe Veterano: cães com mais de 08 anos de idade.

1.3. Categorias

Com base na nova divisão de classes adotadas pela CBKC o Ranking APRO  será dividido nas seguintes categorias:

– Fêmea Inicial: para cães com 4 meses e 01 dia a 6 meses;
– Macho Inicial: para cães com 4 meses e 01 dia a 6 meses;
– Fêmea Filhote: para cães com 6 meses e 01 dia a 9 meses;
– Macho Filhote:  para cães com 6 meses e 01 dia a 9 meses;
– Fêmea Jovem:  para cães com 09 e um dia até 18 Meses, participantes da Classe Jovem;
– Macho Jovem: para cães com 09 e um dia até 18 Meses, participantes da Classe Jovem;
– Fêmea Criação Nacional: para cães a partir de 15 meses e 1 dia nascidos no Brasil, participantes das Classes Intermediária, Aberta, Trabalho, Campeonato, Grande Campeonato ou Veterano;
– Macho Criação Nacional: para cães a partir de 15 meses e 1 dia nascidos no Brasil, participantes das Classes Intermediária, Aberta, Trabalho, Campeonato, Grande Campeonato ou Veterano;
– Fêmea Geral: para cães a partir de 15 meses e 1 dia nascidos no Brasil e no exterior, participantes das Classes Intermediária, Aberta, Trabalho, Campeonato, Grande Campeonato ou Veterano;
– Macho Geral: para cães a partir de 15 meses e 1 dia nascidos no Brasil e no exterior, participantes das Classes Intermediária, Aberta, Trabalho, Campeonato, Grande Campeonato ou Veterano.

1.3. Pontuação dos cães

1.3.1. Pontuação para os 4 primeiros colocados de classe

1.3.2. Todos as classes pontuam igualmente:

– 1º lugar: 10 pontos;
– 2º lugar: 08 pontos;
– 3º lugar: 06 pontos;
– 4º lugar: 04 pontos.

1.3.3. Pontuação para o Melhor Macho e Melhor Fêmea Inicial

Para o Melhor Macho e Melhor Fêmea Inicial será aplicado o critério de 100% do número de cães batidos, sempre arredondando para cima e somados aos pontos obtidos por ele na classe.

Exemplo: compareceram 30 fêmeas Inicial, a Melhor Fêmea Inicial somará no ranking os 10 pontos obtidos na classe mais 29 pontos referentes a 100% das 29 fêmeas Inicial batidas na exposição, fazendo o total de 39 pontos no Ranking de Fêmeas Inicial. Da mesma forma a regra será aplicada aos Machos Inicial. O mesmo critério será aplicado aos Reservas Macho e Reserva Fêmea Inicial.

O Melhor Absoluto Inicial receberá o número de pontos da classe, somados aos número de cães batidos entre machos e fêmeas.

1.3.4. Pontuação para o Melhor Macho e Melhor Fêmea Filhote:

Para o Melhor Macho e Melhor Fêmea Filhote será aplicado o critério de 100% do número de cães batidos, sempre arredondando para cima e somados aos pontos obtidos por ele na classe.

Exemplo: compareceram 30 fêmeas até 9 meses em pista, a Melhor Fêmea Filhote somará no ranking os 10 pontos obtidos na classe mais 29 pontos referentes a 100% das 29 Fêmeas Filhote batidas na exposição, fazendo o total de 39 pontos no Ranking de Fêmeas Filhote. Da mesma forma a regra será aplicada aos Machos Filhote.
O mesmo critério será aplicado aos Reservas Macho e Fêmea Filhote.

O Melhor Absoluto Filhote receberá o número de pontos da classe, somados aos número de cães batidos entre Machos e Fêmeas Filhotes.

1.3.5. Pontuação para o Melhor Macho e Melhor Fêmea Jovem:

Para o Melhor Macho e Melhor Fêmea Jovem será aplicado o critério de 100% do número de cães batidos, sempre arredondando para cima,   somados aos pontos obtidos por ele na classe.

Exemplo: compareceram 30 fêmeas Jovens em pista, a Melhor Fêmea Jovem somará no ranking os 10 pontos obtidos na classe mais 29 pontos referentes a 100% das  29 fêmeas jovens batidas na exposição, fazendo o total de 39 pontos no Ranking de Fêmeas Jovens. Da mesma forma a regra será aplicada aos Machos Jovens.
O mesmo critério será aplicado aos Reservas Macho e Fêmea Jovem.

O Melhor Absoluto Jovem receberá o número de pontos da classe, somados aos número de cães batidos entre Machos e Fêmeas Jovens.

1.3.6. Pontuação para o Melhor Macho, Melhor Fêmea, Melhor Absoluto e Reserva do Absoluto

Para o Melhor Macho e Melhor Fêmea será aplicado o critério de número de cães Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultos batidos somado aos pontos obtidos por ele na classe.
Exemplo: compareceram 50 fêmeas Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultas em pista, a Melhor Fêmea somará no ranking os 10 pontos obtidos na classe mais 49 pontos referentes a 49 fêmeas Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultas batidas na exposição, fazendo o total de 59 pontos no Ranking de Fêmeas Geral. Da mesma forma a regra será aplicada aos machos.
O mesmo critério será aplicado aos Reservas Macho e Fêmea da exposição.
Para o Melhor Absoluto (mais belo cão da exposição) e o Reserva do Absoluto (segundo mais belo cão da exposição) também será usado o critério de cães batidos, o Melhor Absoluto terá os 10 pontos da classe somados ao número de cães Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultos que compareceram na exposição.
Exemplo: compareceram no total 100 cães Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultos na exposição, o Melhor Absoluto ganhará os 10 pontos da classe mais os 99 pontos referentes aos 99 cães Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultos batidos somando 109 pontos no Ranking Geral, o Reserva do Absoluto ganhará os pontos da classe mais os 98 pontos referentes a 98 cães Iniciais, Filhotes, Jovens e Adultos batidos.

1.3.7. Critérios de desempate

Os Critérios a serem aplicados sempre após a última apuração do ano serão estes:

Existindo empate entre dois ou mais cães em uma colocação dentro dos rankings especificados anteriormente fica resolvido que:

– ganhará o cão que possuir o maior número de primeiros lugares,
– persistindo o empate ganhará o cão que possuir o maior número de segundos lugares,
– persistindo o empate ganhará o cão que possuir o maior número de terceiros lugares,
– persistindo o empate ganhará o cão com maior número de quartos lugares,
– se ainda assim ainda houver empate será considerado vencedor o cão mais velho.

  1. Ranking Criador

2.1. Participantes:

Criadores membros do quadro de sócios, residentes ou não no estado de São Paulo, desde que em dia com suas obrigações sociais.

2.2. Pontuação:

Os criadores receberão os mesmos pontos que seus cães conquistarem nas classes Inicial, Filhote, Jovens e Adultas, não acumulando pontos pelo critério de cães batidos, desde que os cães que pontuarem sejam de propriedade de associados APRO. Os cães com mais de 15 meses somente pontuarão para o Criador se possuírem PPA.

O criador receberá as seguintes pontuações conforme as colocações nas classes:

– 1º lugar: 10 pontos;
– 2° lugar: 8 pontos;
– 3° lugar: 6 pontos;
– 4° lugar: 4 pontos.

  1. Ranking Padreador

3.1. Participantes:

Todos os cães de origem nacional ou estrangeira de propriedade de membros do quadro de sócios da APRO, residentes ou não no Estado de São Paulo, em dia com suas obrigações sociais e que estejam de acordo com as seguintes normas: serão validados os pontos para os padreadores que tiverem homologado seu certificado de PPA (Permitido Para Acasalamento) até 15 de dezembro de 2017. Caso o PPA não seja homologado o cão perderá todos os pontos obtidos no decorrer do ano e deixará de participar desta modalidade.

3.2. Pontuação

Os Padreadores receberão os mesmos pontos que seus filhos conquistarem nas classes, não acumulando pontos pelo critério de cães batidos, desde que os cães que pontuarem sejam de propriedade de associados APRO.

Eles receberão a seguinte pontuação:

– 1° lugar: 10 pontos;
– 2° lugar: 8 pontos;
– 3° lugar: 6 pontos;
– 4° lugar: 4 pontos.

  1. Ranking Matriz

4.1. Participantes:

Todos os cães de origem nacional ou estrangeira de propriedade de membros do quadro de sócios da APRO, residentes ou não no Estado de São Paulo, em dia com suas obrigações sociais e que estejam de acordo com as seguintes normas: serão validados os pontos para as matrizes que tiverem homologado seu certificado de PPA (Permitido Para Acasalamento) até 15 de dezembro de 2017. Caso o PPA não seja homologado o cão perderá todos os pontos obtidos no decorrer do ano e deixará de participar desta

4.2. Pontuação

As Matrizes receberão os mesmos pontos que seus filhos conquistarem nas classes, não acumulando pontos pelo critério de cães batidos, desde que os cães que pontuarem sejam de propriedade de associados APRO.

Elas receberão a seguinte pontuação:

– 1° lugar: 10 pontos;
– 2° lugar: 8 pontos;
– 3° lugar: 6 pontos;
– 4° lugar: 4 pontos.

  1. Ranking Handler

Para participar do Ranking a partir desta data os handlers não precisam ser membros do quadro de sócios da APRO, porém somente marcarão pontos com os cães que pertencerem ao quadro de sócios da APRO e quites com a tesouraria.

Os handlers receberão os mesmos pontos que os cães por ele apresentados conquistarem nas classes, não acumulando pontos pelo critério de cães batidos.

O momento da anotação dos handlers será no início da classe, quando todos os competidores entram pela primeira vez na pista para o primeiro exame preliminar, o número do cão será ligado ao handler que primeiro entrar com ele em pista, não importando se houver troca durante o julgamento da classe ou na final da classe.

Serão computados os pontos  anotados pelo auxiliar de pista, se houver mudança de handler durante o julgamento da classe serão contados os pontos para o primeiro handler que entrou com o cão na pista.

Obs.: Deixará de concorrer ao Ranking do corrente ano os handlers que sofrerem advertências por parte do clube por terem cometido atitudes indesejáveis durante a realização dos eventos.

  1. Premiação do Ranking

6.1. Cães

Melhor Macho / Fêmea Inicial

– primeiro ao quinto: troféu
– sexto ao décimo: diploma

Melhor Macho / Fêmea Filhote

– primeiro ao quinto: troféu
– sexto ao décimo: diploma

Melhor Macho / Fêmea Jovem

– primeiro ao quinto: troféu
– sexto ao décimo: diploma

Melhor Macho / Fêmea Adulto Geral

– primeiro ao quinto: troféu
– sexto ao décimo: diploma

Melhor Macho / Fêmea Adulto de Criação Nacional

– primeiro ao quinto: troféu
– sexto ao décimo: diploma

6.2. Criadores

– primeiro ao terceiro: troféu
– quarto e quinto: diploma

6.3. Padreadores / Matrizes

– primeiro ao terceiro: troféu
– quarto e quinto: diploma

6.4. Handler

– primeiro ao terceiro: troféu
– quarto e quinto: diploma

  1. Disposições gerais

A participação no ranking e contagem de pontos só serão considerados   a partir da 1ª exposição posterior a apresentação dos documentos exigidos e pagamento da anuidade.

Cães com a cauda amputada  nascidos a partir de Janeiro de 2008 não pontuarão neste Ranking

O prazo para solicitação de verificação de revisão de pontuação no ranking é de 15 dias após a divulgação no site da APRO, de cada resultado parcial, não serão revisados pontos das primeiras exposições após a divulgação da apuração final. Cães que morrerem no decorrer do ano terão seus pontos e colocação validados “In Memorian”


Títulos APRO

 Para requerer qualquer título na APRO:

Para se homologar qualquer um dos títulos da APRO o cão  precisa ser de propriedade de  membro do quadro de sócios da APRO, residentes ou não no Estado de São Paulo, e quites com a tesouraria do Clube.

Requisitos para se obter o Titulo de Baby Sieger e Baby Siegerin

– Melhor Fêmea ou Macho até 9 Meses, disputados entre os vencedores da Classe Inicial e Filhote;

Requisitos para se obter o Titulo de Jovem Sieger e Jovem Siegerin

– Melhor Fêmea ou Macho de 9 meses e 1 dia até 18 Meses;

Requisitos para obter o Titulo de Sieger ou Siegerin  (Regulamento de Criação)

– Idade superior a 15 meses e um dia;

– Ter o título de Campeão de Beleza homologado;

– Obter Melhor Macho ou Melhor Fêmea em exposição da APRO

Não há prazo limite para homologar estes títulos.

 

José Francisco Rodrigues – Presidente